Unidade Técnica do Credito Fundiário reúne Diretores de 9 assentamentos em Batalha



Aconteceu na manhã desta terça – feira 05/06 no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares STRAAF de Batalha - PI, sob Coordenação da professora Maria Carmelia Moto, coordenadora da Unidade Técnica Estadual do Credito Fundiário do PCPR Programa de Combate a Pobreza Rural, um evento que reuniu diretores de 9 assentamentos do município.

 Domingos Cordeiro, Pedro Paulo Soares, do STRAAF e Maria Carmelia da UTCF

O objetivo da reunião foi informar aos produtores que já quitaram o pagamento das propriedades junto ao Banco do Nordeste , sobre a regularização individual para cada produtor. Como por exemplo: Lotes, reservas legal  área coletiva e agrovila. Pois as propriedades passarão pelo processo de Gel Referenciamento etc.

Entre tantos os questionamentos ficou claro que esse processo será burocrático e acarretará despesas que serão pagas pelos próprios produtores, mas isso dará o título da terra ao produtor.

AMEAÇA DAS ASSOCIAÇÕES SUMIREM “DO MAPA”
Aqui só pra nós, José Geraldo, presidente da associação do Morro da Laureana na Puba, Disse: “ Eu conheço muita gente que quando receber o título da terra, vai vender e abandonar a associação.
Carmelia disse: “ O governo não vai liberar projetos para assentados, que não seja por meio da associação”. Então aí não resta outra alternativa a não ser os produtores não deixarem a associação sumir “do mapa”.

Os certificados de quitações das propriedades foram entregues aos diretores das associação em solenidade que aconteceu em Teresina no dia 19 de março de 2018.

ASSENTAMENTOS QUE TIVERAM REPRESENTANTES NA REUNIÃO:
Anajazinho, Bacabas, Morro da Laureana, Caiçarinha, Santa Maria, Maganos, Espírito Santo,  São Luiz e Terra Ativa.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.